quarta-feira, dezembro 20, 2006

Viagem a Ponte de Lima
Diário de Bordo

18 de Dezembro de 2006
O despertador do telemóvel toca, 8:30, apesar de estar de férias é preciso acordar cedo para não perder o pequeno-almoço e aproveitar bem o dia. O bom das pousadas da juventude é que, para além de serem económicas, têm o pequeno-almoço incluído no preço da estadia.
Depois do pequeno-almoço tomado, nada como vestir um casaco quente, pôr uma mochila às costas com alguns vens essenciais (caderno, caneta, maquina fotográfica, água, etc…) e partir à aventura.
Pela manha optámos por um passeio pedestre. Começámos por passear por jardins até que demos com a Igreja da Nossa Senhora da Guia (img.4), datada do século XVII.

Seguimos, depois, a eco via, rumo ao desconhecido. Deparámo-nos com caminhos verdejantes e rurais que nos levaram até uma pequena aldeia. Nessa avistámos uma pequena capela e um coreto, mas não tinham indicações da data de construção ou do próprio nome.


Sem nos darmos conta, constatámos que já tínhamos percorrido mais de 5 quilómetros a pé e, como a hora do almoço se estava a aproximar, parámos pela Pizzaria Plátano. Como não poderia deixar de ser, deliciámo-nos com uma piza caseira que tinha como nome Cerqueira. O proprietário informou-nos que confeccionava pizas para supermercados da zona, ultracongeladas, e que tinha para futuros investimentos o fabrico para supermercados de todo o país. O melhor é que comemos bem e a refeição custou-nos apenas 8€.
Após o almoço, alugámos bicicletas para seguirmos outros caminhos da eco via, menos propícios a percursos pedestres. Durante o percurso deparámo-nos com belas paisagens verdejantes, repletas de vida. Este caminho levou-nos a uma aldeia com o nome de Vitorino das Donas. Percorremos, ao todo, 15 quilómetros, tendo ficado estes pela modesta quantia de 4€ de aluguer de bicicleta.


Para o jantar, o restaurante eleito foi o Bela Vitta, no qual nos deliciamos com Francesinhas. Penso que foi das refeições que mais me apuraram o paladar.

A noite ficou-se pelo quarto da pousada, onde pudemos recuperar as energias gastas neste longo e divertido dia.

2 comentários:

Casemiro dos Plásticos disse...

imagens bem bonitas!
Feliz Natal!

Unknown disse...

Viagem bucólica... inspiradora, aposto!! Essa zona é mesmo muito gira, a prima gosta bastante!! hehe

Primo, queria desejar-te um Bom Natal com montes de prendinhas e coisas boas!!

Um beijo Nataleiro da prima no "Norte" (quase polo que está por cá um gelo!! lol)