sexta-feira, março 02, 2007

Fobias

As fobias afectam uma em cada dez pessoas, tanto jovens como idosos e podem derivar de acontecimentos isolados na infância. As mais frequentes são as que dizem respeito aos animais, elementos naturais, meios de transporte, sangue, agulhas, situações sociais e espaços fechados.
Fobia é o temor ou aversão exagerada perante situações, objectos, animais ou lugares. A fobia caracteriza-se pelo pavor desmedido de quem a tem, que mesmo sabendo do carácter ridículo ou inofensivo dos seus medos, não consegue controlar-se. Muitas pessoas sofrem de vários tipos de fobias simultaneamente; mas, felizmente, alguns tipos de fobias já podem ser tratadas com procedimentos psicológicos adequados.
As fobias provocam reacções físicas intensas. Assim que um indivíduo é confrontado com o medo, as pulsações aumentam rapidamente, fazendo com que o sangue seja bombeado para os músculos. Este processo faz com que o indivíduo possa tomar dois procedimentos de ordem primitiva: a fuga ou o ataque.
As fobias não são genéticas, ou seja, não se transmitem de pais para filhos. Podemos herdar a tendência para sentir medo, através de observação comportamental. Este é um comportamento também de ordem primitiva, onde aprendemos a recear aquilo que ameaçou a nossa sobrevivência como espécie, observando os que nos rodeiam. O mesmo estilo de comportamento aplica-se aos animais. Estas podem, também, ser o resultado de uma obsessão.
Existem várias formas de tratamento de fobias. Uma delas é confrontar, de forma gradual, o indivíduo, vítima de uma fobia, com o seu medo, encorajando-o a ultrapassá-lo. Outra é confrontar o indivíduo, de forma extrema, com o seu medo. Este último visa a que, quando este atinge o seu estado máximo de ansiedade não poderá subir mais, fazendo com que o medo possa vir a descer gradualmente, assim como a ansiedade.
Os grandes causadores do grande número de indivíduos com fobias que temos nos dias de hoje são o stress e a elevada competitividade presente actualmente. Essa competitividade excessiva fomenta medo e insegurança. Ao fim ao cabo, este sentimento não é mais do que um mecanismo de defesa básico que nos protege e assegura a nossa sobrevivência.

Realizei este trabalho sobre fobias para a aula de Psicologia. Isto é apenas a síntese do mesmo.

10 comentários:

Unknown disse...

Muito interessante, primo!!
Puseste-me a pensar nesta questão das fobias... hummmm...

Se a sintese era assim, creio que o trabalho estaria 5 estrelas!!

Bom fim-de-semana!

beijo da prima

Bruno Moutinho disse...

Obrigado prima. A nota do trabalho só saberei mais tarde, quase no final do período. O bom do mesmo foi ter ficado a conhecer muitas coisas que desconhecia sobre as fobias, uma vez que a única coisa que conhecia era a sua designação.

Bom fim-de-semana para ti também!
Beijos.

Anónimo disse...

Não creio ter assim algum medo ao ponto de lhe chamarmos fobia! Pk tds os meus medos convivo bem com eles! :-) Abraço grande e bom fim de semana!

Anónimo disse...

Muito boa a sua explicação sobre fobias. Você falou muito claramente.
Aliás, é bom lembrar que a reação da pessoa diante do que provoca a fobia dela nem sempre é o medo: às vezes é a violência, né?
Bom, obrigado por responder à enquete do meu blog.
Um abraço!

Anónimo disse...

Aranhas...desde criança que não consigo estar numa divisão em que esteja uma aranha. Se vir uma , não entro lá durante muito tempo.
Este foi um post muito bom, que serve para informar e podemos aprender sempre qualquer coisa com ele.
Ha e também tenho medo de facas...
Já agora, quanto tiveste no trabalho?

Lia disse...

Talvez a maior fobia que haja seja a de uma verdadeira entrega.

Um trabalho 5 estrelas mesmo.

Beijinhos e boa semana

Elisheba disse...

O resultado vai ser o maximo!!!


È sempre bom aprender; apesar de ja saber um pouco sobre isso, saber a sua teoria é muito bom pois o conhecimento aprofunda-se!

Boa, sobrinho!

Bjos xxl!

Casemiro dos Plásticos disse...

texto muito porreiro, parabéns!

Sandokan disse...

Deixem as fobias e vejam o meu padre que não tinha fobias nenhumas lá em Trancoso. Era sempre a dar-lhe...

Comente este post e ganhe um fim-de-semana no LUSO/BUÇACO

www.lusoprosecontras.blogspot.com

Klatuu o embuçado disse...

E as fobias colectivas? ;)

Abraço.