quarta-feira, janeiro 10, 2007

Menos Taxis em Lisboa
A partir de 2008, vai haver menos táxis a circular em Lisboa. O governo quer reduzir para seis em cada semana o número máximo de dias de circulação para diminuir a poluição na capital.

A notícia é avançada hoje pelo “Diário de Notícias”. As novas regras obrigam os taxistas a folgarem um dia por semana, mas associação do sector já fez saber que não vai aceitar a decisão. O executivo pretende ainda diminuir a velocidade nas auto-estradas. O objectivo é reduzir para 118 quilómetros/hora a velocidade média, até 2010. As medidas inserem-se num programa do Governo para combater o aquecimento global, aprovado no último verão.
http://sic.sapo.pt/online/noticias/pais/20070108+-+Menos+taxis+em+Lisboa.htm
Qual não foi o meu espanto quando li esta notícia. Segundo o governo, devemos cortar nos transportes públicos a fim de diminuir a poluição na capital. Se a grande utopia ambientalista seria fazer com que as pessoas apenas utilizassem os transportes públicos dentro das cidades, deixando os carros à entrada da cidade, em parques de estacionamento, não consigo entender a razão pela qual terão os táxis, transportes públicos, que reduzir a sua circulação por Lisboa. Se querem tanto reduzir a poluição dentro da capital, que tal fazerem a mesma lei mas, em vez de aplicada aos taxistas, aplicarem-na aos cidadãos? Assim, além de promoverem uma redução da poluição na capital, iriam promover o uso dos transportes públicos.
É bom saber que o Governo português se preocupa com o aquecimento global, mas que o façam com inteligência.

Relativamente à velocidade máxima nas auto-estradas, sendo que, actualmente, temos até 120 quilómetros/hora, valor que nem sempre, ou raramente, é respeitado, como pensam conseguir reduzir para 118 quilómetros/hora? A minha dúvida é simples: O conta quilómetros de um carro normal (aqueles em que este não se apresenta de forma digital) marca os valores numa escala de 10 quilómetros/hora; sendo assim, teremos que nos preocupar em olhar para o conta quilómetros e ver se está algures nos 118 quilómetros/hora, em vez de nos concentrar-mos na estrada!

Esta é a minha humilde opinião relativamente ao programa do Governo para combater o aquecimento global. Cada um tem a sua…

3 comentários:

AFSC disse...

Mais uma das invenções ridiculas do nosso governo, preocupassem-se mas é com outras coisas enfim....

Snow Storm disse...

Eu acho que uma boa medida era ter parques gratuitos nas imediações da cidade e perto das estações de comboio ou metro. Isso sim diminuiria o trafego dentro da cidade assim como a poluição...

Em relação as limites de velocidade... Se os carros são projectados e feitos paa velocidades muito acima dos limites legais como esperam que as pessoas os cumpram?

Bruno Moutinho disse...

Concordo plenamente contigo. Mas acho que o actual governo anda demasiado ocupado para se preocupar com coisas inteligentes...