terça-feira, março 20, 2007

A IMPORTÂNCIA DA POESIA



A poesia marca uma linha temporal e o pensamento da época em que foi escrita. Só assim sabemos, através de versos e estrofes infindáveis, o que se sentiu numa determinada época, num determinado espaço de tempo.
Com a poesia contamos uma história, o heroísmo ou a derrota, e imortalizamos um acontecimento com a beleza de versos poéticos. Como afirma Miguel Torga, a poesia é de todos, é para todos.
Usando as palavras de Pessoa, mais propriamente, de Ricardo Reis, “a poesia é uma música que se faz com ideias” que traduzimos por palavras. Ao ler um poema conhecemos o sentimento da época em que foi escrito e “abraçamos” a sua história. Com ela podemos ter momentos de intelectualização das suas palavras, dos seus versos, ou apenas o gozo e o prazer da sua leitura, escutando a musicalidade da mesma.
A poesia pode, portanto, ter uma importância meramente lúdica, ou superior. Ajuda-nos a compreender as ideias, os pensamentos e os sentimentos das diferentes épocas em que foram escritas. Tem também um grande valor para o poeta, que expia os seus dramas interiores ou a sua própria rebeldia revolucionária para a poesia.
Escrevi este texto numa dissertação proposta para um teste de Português. Esta valia 80 pontos e eu obtive uma classificação de 78 pontos.
Relativamente aos trabalhos anteriores que aqui publiquei: FOBIAS - Bom; Resumo e Comentário da obra "Inventem-se Novos Pais" - 17 valores.
Peço desculpa pela minha ausência, mas tem-me sido impossível dar mais atenção ao "Mundo Blogger".

9 comentários:

Anónimo disse...

Acho que uma das coisas que agradam mais na poesia é a multiplicidade de formas como ela pode ser interpretada, né?
Grande!

Bruno Moutinho disse...

Alguns podem ser interpretados de muitas formas, outros nem tanto. Daí existirem pessoas que estudam poemas de determinados autores para conseguirem compreender a essência do seu significado.

Paula NoGuerra disse...

E escreveste maravilhosamente bem... (ganda palavrão...)
Continua a escrever assim que vais longe...
bjs****

Lia disse...

Quando comecei a escrever não interessava como era, para mim eram as palavras que estavam dentro de mim e queriam sair. Depois começaram a dizer que escrevia poesia.
Aprendi então que a poesia é também um sentir...

Beijinhos e parabéns pelas notas

L disse...

A magia que dita uma poesia é mesmo o seu contexto e a sua interpretação.

Parabéns primito, gostei muito.

Beijão

emn***

Anónimo disse...

A tua definição de poesia não podia ter melhor classificação... Parabéns mesmo! Abraço grande e até breve. Continua, porque serás sempre um elogio para qualquer professor de língua portuguesa.

Enfim... disse...

não aprecio poesia.Bjkas e bm fim semnana

Anónimo disse...

valia 80 pontos e eu obti uma classificação de 78 pontos.


Para quem tem tão boas notas no Português DO SECUNDÁRIO já deverias saber que a palavra "obti" não existe.

Bruno Moutinho disse...

Tens razão Anónimo, é "obtive". Errar é humano.