quinta-feira, setembro 02, 2004


Sentado na sala, senti uma certa vontade de ver álbuns de fotografias um pouco mais antigas, de quando eu era pequeno até à uns 3 ou 4 anos. Folha a folha fui observando os sorrisos dos meus familiares, em ocasiões que pareciam ter sido felizes. Alguns deles já não estão cá, e não fiquei indiferente ao observar as suas fotografias. A coisa que mais me entristeceu foi que, com o passar do tempo, aqueles sorrisos de felicidade que via nas fotografias anteriores, pareciam cada vez mais forçados, como se quisessem fingir que estavam felizes, só para a fotografia. Pensei que talvez seria bom andar para traz no tempo para poder reviver todos aqueles momentos que considerei serem momentos felizes, mas lembrei-me também que os outros também lá estavam, apesar de não terem sido captados por uma câmara fotográfica. Pensei também que seria bom que aqueles que partiram ainda estivessem cá, para verem como as coisas mudaram com o passar do tempo, e talvez por saber que, se cá estivessem, muitas coisas más talvez não tivessem sucedido. Mas o passado não pode ser modificado. Segundo teorias, dizem que mesmo que existisse uma máquina do tempo, não poderíamos alterar o passado, as coisas iriam acontecer na mesma, mesmo que de outra forma.
Enfim, devemos nos dar-mos por felizes de ter-mos o que temos, mesmo que seja pouco, e de ser-mos o que somos, mesmo que tenhamos alguém a dizer o contrário. O que interessa é o que nós pensamos, a nossa auto-estima, os nossos valores pessoais. O que os outros dizem ou pensam é secundário, e só devemos levar a sério se for alguma coisa que valha a pena. Posted by Hello

Sem comentários: