quinta-feira, setembro 28, 2006

"na sombra", por António Araújo

SER INDIVIDUAL

Somos seres vivos e vivemos para a sociedade. Condicionados pelo que esta nos impõe, algo que está para além das leis e dos deveres cívicos, perdemo-nos numa rotina de ser para os outros, na vulgaridade de sermos iguais.
Não quero ser como os outros, fazer o que eles fazem ou o que querem que eu faça. Sou eu, apenas, todos os dias. Hoje, amanhã, sempre. Nasci como indivíduo na sociedade e aprendi a viver na mesma, a conhecê-la, mas quanto mais sei maior vontade sinto em me afastar. Não quero fazer parte dos seus pressupostos do que é normal, do que fica bem, do que é comum. Nasci em sociedade mas sei que posso pensar como ser individual. Quero pensar livremente e defender as minhas ideologias sem que em mim interfira o cruel e a frieza do desdém e da diferença (não que a opinião dos outros me preocupe).
Pergunto-me qual a razão de ter que sorrir quando tal não faz parte das minhas vontades. Deixar um sorriso de hipocrisia colado no rosto porque fica bem, porque agrada a alguém... parece-me absurdo. O mesmo se aplica ao facto de seguir-mos a “Moda”. Porque terei eu de me vestir segundo o que um suposto entendido na matéria diz e, assim, ser igual aos seus fiéis seguidores? Já agora, o que é estar na “Moda”? Para mim moda é o que eu quiser, o que me apetecer vestir, comprar ou usar. Infelizmente chegamos ao ponto em que, se acreditarmos em ideais opostos aos estipulados e nos comportarmos de forma diferente da maioria, acabamos por ser chamados de aberrações (e não só).
Sinceramente, não quero saber! Ponham-me a etiqueta que quiserem. Sussurrem à vontade quando eu passar, sejam mesquinhos, hipócritas, falsos... estejam à vontade, só vos ficará mal. Para mim, o importante é ser sempre eu, mesmo que em demência, seguindo o socialmente incorrecto. Nada mais me importa, sou livre de pensar individualmente e de sonhar. Esta estranha forma de liberdade é minha, não me irão conseguir privar da mesma.

13 comentários:

Elisheba disse...

HUMMM....GOSTEI MUITO DESTE POST...ASSIM GENERICAMENTE.TENHO DE VIR COM CALMA LE-LO E COMENTAR!


Quero adoptar-te como sobrinho.Posso????Siiimmm???? :D

Beijocas!

Bruno Moutinho disse...

Lol, podes. Diz-me uma coisa, depois tenho que falar contigo com sotaque "cascainhês"?! Joking ;P

O texto serviu, no fundo, como um desabafo, por causa de um assunto debatido na minha aula de psicologia no que diz respeito à dicotomia individual/social. Isto porque eu defendia a ideia de viver em sociedade mas com pensamento individual e a minha colega o oposto. Para ela vivemos em sociedade, logo, obrigatóriamente pensaremos como ela, não havendo escapatória possível. Está um pouco "pobre" pois não desenvolvi muito. Mas queria apenas focar o essêncial na minha prespectiva.

Espero que gostes tia ^_^

Elisheba disse...

YUPIE!!!!! MAIS UM SOBRINHO!!!!
VAIS FICAR LINKADO NA "ALA" DOS SOBRINHOS E DEPOIS VAIS TER DE SABER QUEM SÃO OS TEUS PRIMOS, OK??

YEESSS......!!


(porque sotaque cascainhes)???? nâo sou de cascais:D

Elisheba disse...

ah...venho, ocomo disse, ler melhor o texto pois gosto muito destes temas. depois comentarei!

Elisheba disse...

ja te apresentei a alguns sobrinhos-primos!

Elisheba disse...

jÁ LI!Partilho e estou contigo!!!

A falsa liberdade faz parte desta dita sociedade: TENS DE VIVER COMO ELE, TENS DE PARTICIPAR DELA, TENS DE SER COMO OS DEMAIS EMBORA TE DIGAM...SÊ TU PROPRIO...

Mas como ser "eu proprio" se assim que abro a boca, se assim que estou á vontade, exponho os meus ideiais, me dizem logo:cchhhh.....tam lá calma, não faças isso, fica-te mal, nao te vão aceitar ou...ÉS UM METRALHÃO!!!

O ser diferente é tão bom!! Diferente não significa aberração, mas diferente simplesmente.Dou-te um exemplo:

Sou uma pessoa muito extrovertida, mas a nossa sociedade segue um padrao que esta instituido, muito tambem pela sua cultura já enraizada, que me diz que não devo ser assim, rir alto, rir no metro, dar umas gargalhadas, sei lá...tanta coisa!Mas no fundo no fundo há tanta gente que gostaria de se libertar pois interiormente há uma garra de fazer certas coisas (saudaveis) mas que "ficam mal" e apontam o dedo a quem o faz>!

Por isso eu sou diferente mas tambem sou livre pois não sigo os trâmites desta sociedade hipocrita que teima em dizer-me com devo falar, onde sair, o que falar, que postura ter!

Bolas para todos...eu não sou assim...que bom!!!!!!!!


BEM-VINDO Á FAMILIA...SAIS MESMO CÁ Á TITI!!!

Elisheba disse...

NÓS TEMOS A LIBERDADE DE FAZER AS NOSSAS ESCOLHAS, SEJAM ELAS SOCIAIS OU PESSOAS...CABE A CADA UM DE NÓS TER CORAGEM PARA O FAZER...CORAGEM PARA QUEBRAR TRADIÇÕES!!!!

Bruno Moutinho disse...

O sotaque era uma brincadeira.
Como deves calcular, concordo inteiramente contigo. Talvez isto um dia mude...um dia...quando for velho de bengala...

Anónimo disse...

Olá primo mais novo.

O que dizes, dizes com toda a razão. Eu sou individual. Penso, falo, visto, como o que eu quiser. O que os outros ditam, a eles diz respeito. A mim o importante é aceitar-me como sou, gostar de mim e principalmente ter orgulho na minha pessoa.

Beijo primo, bom fim de semana

emn***

Elisheba disse...

Vai dar contunuidade ao outro conto no link que tenho neste ultimo post!


Bom fim de semana e ...liberta/te!

Anónimo disse...

Somos seres individuais, a quem foi dada a liberdade de pensar, falar, sentir, optar...da forma que queremos!O resto são apenas pormenores que se atravessa feito ervas daninhas no nosso caminho!Essas arrancam-se bem...Abraço

Elisheba disse...

Bom dia sobrinho!!!

Olha, não queres pôr uma caixinha de diálogo?? para te dar os bons dias...é que tenho a minha "obrigação" diária como tia né??? ^_^

beijos e boa semana!

Anónimo disse...

Hummmm...Nao gostei desta postada...

Nao ta' ao nivel....Porque perguntam voçes?
e eu respondo:
- nao esta ao nivel!!!!