segunda-feira, outubro 02, 2006

Vícios e Obsessões

Vício
substantivo masculino
Defeito pelo qual uma pessoa ou uma coisa se afasta do tipo normal, de maneira a ficar mais ou menos inapto a cumprir o seu fim; hábito profundamente enraizado de acções gravemente imorais; mau hábito; erro contra as regras da arte ou da ciência; costumeira; impertinência; propensão irresistível; disposição natural; costume condenável; erro; libertinagem; desmoralização.
(Do lat. vitu-, «id.»)

Obsessão
substantivo feminino
Acto ou efeito de importunar alguém; preocupação constante; ideia fixa; obcecação; perseguição diabólica; estado da pessoa que se crê atormentada pelo espírito maligno, pelo Diabo;
MEDICINA
Em psicologia patológica: estado sintomático de diversas neuroses, e muito particularmente da psicastenia, caracterizado pelo facto de uma ideia, palavra ou imagem se impor ao espírito, independentemente da vontade, por acção espontânea do automatismo psicológico;
(Do lat. obsessine-, «acção de sitiar; bloqueio»)


Numa das “minhas viagens pelo mundo youtube” encontrei este vídeo animado que, através do “cómico de situação”, nos mostra até que ponto uma obsessão/vício se pode tornar perigosa ou vir a ter consequências desagradáveis.
Existem diversos tipos de obsessões/vícios que se podem agrupar consoante o seu grau de precistência. O que pode começar por parecer um acto inocente poderá, mais tarde, evoluir para algo difícil de controlar/evitar. Mas se formos a avaliar bem a situação, quem é que, hoje em dia, não tem uma obsessão/vício, por muito pequena que seja? Não nos podemos esquecer que, normalmente, nem damos por ela. Torna-se algo tão vulgar que nem nos apercebemos da sua existência.
Bem, cá estou eu a divagar num assunto sobre o qual não sei grande coisa, apenas aquilo que penso e julgo saber. É o que dá escrever pequenos textos com um auscultador colado ao ouvido, no trabalho... Para todos os efeitos vejam o vídeo. Tem 7 minutos e, na minha opinião, não é uma vulgar perda de tempo. Divirtam-se com a senhora obcecada por tricô e, se vos for possível, confessem quais as vossas obsessões/vícios.

3 comentários:

Elisheba disse...

Antes de mais MUITO OBRIGADA PELO TEMA!!

È um dos assuntos que mais me atrai:a psicologia.Tenho muita pena de nunca ter estudado e penso que todos nós deveriaos ter aulas dessa metéria, talvez nos entendessemos todos muito melhor...digo eu!

Acho que alguem que tenha um vício vive nuna prisão. Algo a prende e não consegue sair facilmente desse mesmo vicio.Mas acaso o consiga, é uma pessoa que tem a minha admração pois isso sim , é um acto de grande coragem.Coragem não é mandar-se de uma ponte ou predio mas estupidez.verdadeira coragem é abandonar um vicio.

Obsessão...sabe-se lá quais as razões qeu levam a pessoa a ter uma.``E, para mim, um factor espiritual, apenas.Começa como tal e logo, logo, sem se aperceber, a pessoa aloja esse sentimento e toma-o muitas vezes como desculpa para os seus actos.

Andr3 disse...

Normalmente quando se fala em vícios, a própria palavra em si, já tem uma conotação um pouco negativa, e muitas das vezes o vicio em si é visto como mau. O facto de alguém ter dependência por algo, não é muito bom, talvez daí a tal conotação; mas eu encaro um vício como uma forma de marcar um pouco a personalidade de alguém.
Por exemplo o fumar; faz mal; não é bom; incomoda por vezes; cria dependência; e deixa um xeiro que não é dos melhores, ok; mas eu penso que é uma maneira de identificar ou conhecer um pouco uma pessoa. Explicando melhor; é como uma afirmação de se querer fumar, gosta-se, quer-se e fuma-se! :) Não é dos melhores exemplos, mas para mim sempre fez sentido esta explicação e é no fundo...bLógica;)
Ontem pela primeira vez visitei este blog. Era para ter deixado um comentário de primeira visita, mas não o fiz...tb porque o pc encravou e encerrou a internet por ter algumas janelas/ligações de internet abertas:/, mas p isso vim aqui hj. E para meu espanto está linkado o meu blog. N tinha reparado. Espantou-me mesmo, não que ficasse chateado, de forma alguma, foi pela positiva pois nunca me lembro de uma visita ou comentário tua. Serás sempre bem vindo; e obrigado por isso;)
Até Depois

Bruno Moutinho disse...

Tinha-te visitado e achei o teu blog interessante,mas não tive muito tempo para deixar comentário, peço desculpa. Mas de futuro irei visitá-lo e deixar a minha "marca" :)