terça-feira, outubro 10, 2006

//\\ Monsters, INC: "Mike's New Car" //\\ (CLÁSSICO vs MODERNO)

Este vídeo mostra-nos, de uma forma animada, que nem sempre o que é moderno é bom.
É natural, todos gostaríamos ter coisas de tecnologia de ponta que nos facilitariam a vida (ou não). Dou-vos um exemplo pessoal: Apesar de entregar a maior parte dos trabalhos impressos a computador, escrevê-los directamente no Word e/ou verificar a ortografia a olhar para o monitor nunca foi grande ajuda. O suporte digital é sempre bom, mas neste aspecto perfiro a mistura do clássico com o moderno. Escrever à mão, passar para o computador, imprimir e verificar no próprio papel. Outro exemplo é ler grandes textos no computador, sempre me meteu muita confusão e metade passa-me ao lado. Como eu gosto das letras em papel, compreendo-as melhor e nao exforço tanto a vista.
A maior parte das pessoas ligadas às novas tecnologias têm como objectivo (um dos) a desutilização de suporte em papel, passando tudo a ser digital. Afirmam ser mais seguro, prático e que ocupa menos espaço. Concordo na questão do espaço (1 CD substitui, realmente, uma pilha com 30 metros de papel) e do prático (alcansamos a informação desejada muito mais facil/rapidamente), mas não na segurança. Quantos de nós já perdemos coisas importantes que tínhamos no computador porque este avariou ou apanhou uma "virose"?
Hoje em dia é tudo muito digital e, quando o software falha ou estão com os chamados "problemas técnicos" é uma carga de trabalho, isto porque já ninguém sabe viver sem o computador. Pegando no exemplo das crianças, da geração mais jovem que já nasceu "sentada ao computador": Têm como único entretenimento o computador ou a televisão (em algum casos), isto para não esquecer as consolas. Quando lhes faltam estes "acessórios" ficam chateados e entedeados, afirmando que não têm mais nada para fazer. Parece que estamos a perder o culto dos livros, das artes e da escrita. Os trabalhos manuais já não têm valor e "dão muito trabalho", para além de serem "uma seca".
Tanta evolução tecnológica pode parecer bom, mas anda a privarnos de muita coisa. Isto já para não falar na evolução tecnológica negativa (armas cada vez mais destructivas).

Apesar de tudo é a minha humilde opinião. Cada um tem a sua e é livre de a manifestar.

6 comentários:

Anónimo disse...

Primo:

Deixa-me dizer-te que me parti toda a rir com o video. E que na realidade quase que é assim. Quanto mais geringonça é a coisa, mais problemas ela tráz consigo.lololol

E concondo com o que dizes e sinto muita falta dos trabalhos manuais. Minha disciplina preferida na preparatória.

Beijos grandes para ti e já agora .... já colocavas uma box aqui no teu blog para mandar-mso joquinhas...hehehehe

emn***

Elisheba disse...

e eu partilho a tua opiniao.Vou contar-t uma coisa: actualmente se nao seguimos a corrente somos criticados. sabes que eu ainda penso dessa forma mas as pessoas (algumas!) que me rodeiam(avam) e se dizem muito humildes..bla bla bla...gosta(vam) de me criticar por isso, que nao aderia ás novas tecnologias, etc.Mas eu continuo na minha.Não tenho de andara trote do que fazem. E essa questão por exemplo, de doc e fotos guardados no pc um dia puffff.....e as fotos se não estiverem "na mao" que graça tem? Nao se podem partilhar com mais pessoas in "loco".

Ainda sou um pouco "a moda antiga"-PRONTEESSS....

Elisheba disse...

...essas pessoas simplesmente deixei de ligar. de todo o modo nao partilham da mesma simplicidade que eu...´so criticam, so criticam,,,por tanto nao são amigos...logo....


bjios

Bruno Moutinho disse...

Resposta a EMN:
Eu por acaso nunca tive muito jeito para trabalhos manuais, mas, em épocas festivas, gosto de oferecer aos meus familiares e pessoas mais chegadas pequenas coisas feitas por mim.
Ainda não coloquei uma box de chat porque não sei como se faz (ai, santa ignorância a minha), mas assim que aprender teria todo o gosto em fazê-lo.

Elisheba disse...

Oh sobrinho, vi a tua mensagem....mas eu JA ENVIEI O MAIL 3 VEZES!!!! Algo esta mal. Nao tens outro endereço??




By the way...adoro os monstros e cia

Anónimo disse...

Primo:

Terei muito gosto em ajudar-te com a c-box e tudi e tudi e tudi... Para que serve a familia?

Sabes que quando era piquenina, na época do natal, eu pegava nas cascas das nozes e fazia prendinhas para os da casa. Ele adoravam e eu tb.

jokas primo.

emn***