quinta-feira, outubro 05, 2006


04 de Outubro de 2006


Hoje parece-me que o sol se apagou para mim. Não quero fazer de mim, da minha vida, uma tragédia grega, mas hoje sinto-me perdido. Até que ponto nos podemos sentir assim? Chego a sentir-me perdido de mim mesmo.
Acordei, como é habito, é a minha rotina diária. Sentia-me cansado, sem vontade para mover um único músculo do meu corpo. “Não tenho nada a perder”, pensei. Fiz o que faço todos os dias e saí de casa (mais cedo do que é costume).
A passo brando acendi um cigarro. Vejo-me nos reflexos dos vidros, mas mais ninguém me vê. Senti-me a caminhar num espaço de morte, vazio, sem vozes, sem o cantar dos pássaros. Até as árvores me pareceram mortas. E eu, sozinho, eu que já vim de luto, continuo a caminhar num passo sereno.
O liceu, tão trivial. Já me agonia o intelecto... O corpo rende-se ao cansaço, mas nada posso fazer. Até me sinto bem. O corpo cansado obriga-me a focar os meus pensamentos na dor física. É um mal menor.
Acabou. Finalmente poderei voltar para casa. Almoçar, talvez dormir, ou então, saber um pouco do que se passa no mundo. Não devia ter planeado isto... O telefone toca... Oiço o meu pai. É hora de dar parte de mim à família.
Caminho rumo ao centro de saúde. O silêncio consome-me a alma. Mais uma vez não presencio a vida, apenas o vazio. Caminho por entre sombras...
Vejo-te cansada. Em silêncio, sento-me ao teu lado. Silêncio... Não há nada para dizer. Também tu sofres. O teu sofrimento já julgam ter diagnosticado, mas que sabem eles? Aguardamos em pausas para cigarros. Um dia isto ainda vai ser a causa da nossa morte! Mas tu também não te importas.
As sombras tornam-se nítidas, doentes. Temos que ir ao hospital.
Sempre odiei as urgências. Tanto sofrimento. Sinto pena de ti, deles e de mim. Assusta-me... Apetece-me chorar, mas não posso. Tenho que te dar forças, não o contrário. Pergunto-me se, nestas urgências, também existe um “Dr. Cura-Almas”.
Finalmente chagaste, pai. Dou-te a vinheta de acompanhante e entras. Dá-lhe agora tu um pouco de amor. Já é noite. Sinto frio, assim como volto a sentir a minha dor. As coisas más parecem vir sempre em cadeia. Aguardo, sozinho... Como queria alguém aqui comigo, alguém especial. Queria ser aquecido com um terno abraço e ouvir palavras reconfortantes. Mas não as tenho. Se calhar a culpa é minha, mas que interessa isso. Se estivesse no meu quarto, na minha cama, no silêncio da noite, poderia chorar sem que ninguém visse. Chorar apazigua o sofrimento e faz-me sentir cansado e adormecer. Como não “posso” chorar, escrevo. Escrever sempre me ajudou a exteriorizar o sofrimento. Dizem que o “Bruno” que escreve é diferente do “Bruno” que vive. Dizem que é mais racional, adulto. Que importa o que dizem? Sou sempre eu! O “Bruno” que vive é o mesmo que escreve aquilo que vive, aquilo que sente.
Preciso de descanso...

16 comentários:

Anónimo disse...

tao rapaZ Q se pasSa ?? Tens Q levantaR a cabeÇa, nãO gst d te ver assim ... =(
...gst sim daKele brunO alegRe, simpa'ticO, reSmungãO ...

forÇa ta'?? se preCisareS d alGo ja' sabeS ...

bjO enoRme pa ti !!!***

Klatuu o embuçado disse...

Descansa... e depois «trabalha»!
Abraço.

Paulo disse...

Descansa..então...e, de seguida, vai a correr para os braços do vento até à eternidade...

Andr3 disse...

Até um dia se sentir que ja se fez algo por nós e pela vida,e nd mais podemos viver é que talvez não muito haja a fazer; por agora são mesmo fases, umas menos boas, outras melhores que temos que atravessar! É esta a condição de estarmos vivos e de termos o nosso próprio gosto e maneira de viver!
Se tentarmos tirar partido, ou uma lição de tudo o que viemos e de tudo o que experimentamos, terá decerto uma conotação mais suave! Talvez!
São fases, não esqueças; todos as temos, mas tudo passa;)
Abraço

Anónimo disse...

Ouve esta história como se eu estivesse agora aí ao teu lado:
O Manel almoçava todos os dias com os colegas no terraço do topo do edificio da sua empresa. Um dia, depois de abrir a lancheira e se deparar com as habituais sandwich de queijo e alface, a maçã e a barrita de cereais, anunciou ao seu parceiro de negócios:
- Já não suporto esta rotina. Sempre este almoço previsível, sem um rasgo de alma. Se isto continua, juro que me deito daqui abaixo... Estou tão cansado desta merda toda!
No dia seguinte, o Manel espreitou a lancheira e de lá dentro saltou a sandwich do costume. Sem hesitar, aproximou-se do parapeito do terraço e saltou, tal como tinha prometido.
Alterados, os colegas viram-no estatelar-se no chão e aquela morte tb os matava pq tão trágica.
No velório, o seu parceiro não se conteve e confrontou a viúva com o drama do almoço sempre igual. Esta, entre lágrimas sentidas, confessou-lhe:
- Sabe, o que me dói é que era o Manel qu fazia questão em preparar todas as manhãs a sua lancheira e se faltavam os ingredientes habituais até se impacientava comigo. Afinal, o que é que falhou?
... Ditados à parte, fazemos a cama em que nos deitamos. E isto não significa que não soframos e tanto com as nossas escolhas e as suas consequências nas nossas vidas. Por tudo isto e pq tu és um bichinho eleito no meu mundo, dou-te agora um abraço cheio de sol e este recado de Foster C. McClellan:
"Confia em ti mesmo. Cria o tipo de vida que te fará feliz para o resto dos teus dias. Aproveita as tuas capacidades ao máximo, transformando as pequeninas centelhas de possibilidade que tes dentro de ti em chamas de conquista." Acende a tua chama interior, pq tb nós precisamos dela. Baci, caro.

xujana disse...

Infelismente nem sempre a vida nos sorri, e nessas alturas parece que o mundo nos vai cair sobre a cabeça e que tudo o que acontece é negativo, depois adormeçemos um dia, outro, e as coisas começam a parecer menos mal começamos a sentir que afinal nao é assim tao mal e que temos forças para vencer isso e mt mais.
O tempo cura tudo :)

Beijokas

xu

Anónimo disse...

Faz por descansar Bruno...Tu que tantas palavras largas de forlça no meu espaço, vejo-te também "caír"! A vida tem os seus altos e baixos, tenhamos a coragem suficiente para os ultrapassar!Sentir-se perdido, tb me sinto, principalmente na solidão do meu quarto!Penso em tudo e em nada ao mesmo tempo!Quantas vezes não choro ao deitar a cabeça no travesseiro, naquele momento apenas um abraço, um carinho poderia fazer a diferença! Espero que hoje te sintas bem melhor e já que não posso fazer mais, recebe então o meu abraço virtual! Bom fim de semana! :-)

Liliana Silva disse...

Às vezes há momentos em que nos apercebemos do quão sem forças estamos para lutar. Mas a verdade é que acaba sempre por "amanhecer", acaba sempre a tragédia por melhorar. Mais tarde aparece outra, que nos faz esquecer as passadas, que já estavam mais ou menos curadas.
É como se fosse um ciclo vicioso do qual não há forma de se sair. Dizem que faz parte da vida, mas a vida poderia ser mais fácil!

Enfim!

Eu acredito que um dia as coisas melhoram, de uma forma ou de outra, acabam sempre por se estabilizar e tomar um bom rumo capaz de fazer valer a pena todo o sofrimento passado.
Vais ver, que tudo melhora. E tu a força já a tens.

Beijinho

Anónimo disse...

Gostava simplesmente de te dar um abraço.....

beijos grandes, "primo"

emn***

Devil_Girrl disse...

Estive a ler o teu blog, alguns posts...dá-me tempo, que lerei o resto com atenção.Mostras grande sencibilidade nas tuas palavras, a maneira como passas para textos, ou poesia, o que sentes, faz-me a mim que não te conheço, sentir tb...
são coisas que não se explica...
dons que nascem conosco...talvez...
E por mais que me sejas um estranho...força, há sempre uma luzinha ao fundo do tunel..
pelo menos...há esperança...

Devil...=)

Marlene Maravilha disse...

Amigo.
"Se te mostrares frouxo no dia da angustia, a tua força será pequena." Prov 24.10
Anima-te. Levanta deste marasmo e segue em frente. Olha a natureza ao teu redor e dá graças a Deus por estares vivo e por poderes aprecia-la! Olha aos pássaros, as flores, os animais, os mares, as montanhas, etc. Deus fez tudo isso ao nosso redor para que fossemos felizes. O nosso futuro depende das nossas escolhas.
Sei que as vezes passamos sim, por momentos deste tipo, mas não podemos permanecer nele!!! Então caminhemos para a vitória!
Entra no meu blog, no meu testemunho e deixa-me um recado de alegria, e aonde ele te tocou.
abraços verdadeiros de fé.
uma brasileira que luta para que outros sejam felizes!

Elisheba disse...

sOBRINHO...OLHA, NÃO SEI QUE TE DIGA PARA TE ANIMAR QUE ALGUEM NÃO TENHA DITO.SEI QUE NINGUEM LEVA AS NOSSAS DORES POR ISSO É MUITO DIFICIL DIZER SEJA O QUE FOR PARA TE DAR ANIMO POIS A DOR ESTÁ NA TUA ALMA!

QUERO DIZER-TE DUAS COISAS, PARA MIM MUITO IMPORTANTES E POR ISSO TENHO DE PARATILHAR:

"Pergunto-me se, nestas urgências, também existe um “Dr. Cura-Almas”."

-EXISTE SIM!! PASSA NO MEU BLOG "ELISHEBA"-http://visaodavida-outrolado.blogspot.com/


QUERO QUE SAIBAS QUE ESTOU AQUI SE NECESSITARES DE UM OMBRO AMIGO, PARA FALAR, PARA ESTAR PRESENTE...PODES MANDAR UM EMAIL...ESTOU NA MARGEM SUL, NÃO É LONGE!TRABALHO EM LISBOA. TENS AMIGOS QUE TE PODEM APOIAR E COMPREENDER...NÃO ESQUEÇAS ISSO.

ESTAMOS AQUI MAS PODEMOS DEIXAR O VIRTUAL E PASSAR Á ACÇÃO!AMIGO É PARA ISSO MESMO.NÃO TE ACANHES...ASSIM SE COMEÇAM NOVAS VIDAS, COM VONTADE E DECISÃO.SÃO AMBAS TUAS.A MINHA SOBRINHA (EMN)"TUA PRIMA!!!, TAMBEM MORA PERTO DE MIM...E É UMA PESSOA DISPONIVEL PARA DAR O OMBRO!

POR ISSO...DÁ O PASSO QUE QUISERES E QUNADO QUISERES, OK?

ENVIEI NOVAMENTE O EMAIL.VÁ JUNTA-TE A NOS. ESPERAMOS POR TI!!!


BEIJOCAS DA TITI BETA

Anónimo disse...

Assino por baixo o que a titia disse.....

Beijo primo.

emn***

Elisheba disse...

Òh Bruninho...estou a ficar preocupada contigo.Então??!!Tas bem?

Bruno Moutinho disse...

Peço desculpa a todos por vos ter preocupado. Felizmente já está tudo bem. Agradeço todo o apoio que me deram. Tive uns dias sem aparecer pois surgiram algumas coisas que tive de resolver. Amanhã (terça-feira) espero já ter um tempinho para poder traser um pouco de mim (menos depressivo, espero eu) a este meu espaço e viajar também por outros destinos e deixar a minha "marca".
Beijinhos e abraços a todos, muito obrigado.

Anónimo disse...

Quem nunca se sentiu assim que atire a primeira pedra ne? Todos temos esses momentos acredita, compreendo-te bem.
Bom descanso e continua a colocar imagens lindas como essas no teu blog. Sou fã do teu blog e das tuas imagens, bom gosto ;)
Abraços!
;)