sexta-feira, agosto 11, 2006

METÁFORA DA VIDA
(exemplo 1)
Existem determinados momentos ao longo da grande viagem à qual chamamos Vida que nos despertam diversas sensações. Seja qual for o transporte que usemos nessa viagem, e isso deixo à imaginação e à fantasia de cada um, não nos podemos esquecer que este dará sempre problemas ou então são os trilhos que escolhemos. Penso que o importante é não ficar na berma de uma estrada deserta, de polegar esticado (ou perna, no caso dos mais desesperados) à espera que alguém nos dê boleia. O melhor mesmo é sujar as mãos (ou não, não sei que tipo de meio de transporte usam) e tentar resolver o problema em si.
Reconheço que não é fácil lidar com determinadas situações, qualquer um, numa situação limite, entrou em desespero. Mesmo aqueles que aparentam ser muito fortes e que nada os derruba, sim, mesmo esses derramaram já algumas lágrimas, mas, como são muito orgulhosos, fazem-no às escondidas. O problema de muitos (eu próprio já fui assim) guardam toda a dor e sofrimento que estão a sentir dentro de si, chegando mesmo ao sufoco total. É aí que entram os amigos ou mesmo alguém especial. Mas eles não nos vão dar boleia, nem é isso que se quer. Eles vão ajudar a por o nosso meio de transporte a funcionar de novo, ajudar a retirar do caminho aquilo que nos impede de prosseguir a viagem, etc... Volto a relembrar, eles vão ajudar e/ou podem ajudar, mas nunca o irão fazer por nós, mesmo que queiram, não o podem fazer. A finalização do trabalho e grande parte do mesmo cabe-nos a nós.
A vida tem coisas boas e coisas más e é nesta viagem que aprendemos isso mesmo. Cometemos erros, tentamos emendar o caminho errado que seguimos (pode dar-se o caso de ainda conseguir-mos fazer um desvio para um novo caminho), mas nunca iremos saber qual o caminho certo. Podemos pensar que é aquele e tentar, mas a certeza nunca teremos. Mas, como disse hoje a alguém, a vida pode ser vista (também) como um bolo doce e cremoso (escolham vocês o sabor que mais vos agradar, sim, usem a imaginação) mas com uma cobertura azeda, amarga (escolham como cobertura o sabor que mais odeiam). Não pensem que podem simplesmente cortar uma fatia desse bolo, pôr a cobertura que não gostam de lado e comer só o que é bom. Errado. Vão ter que comer a fatia toda porque, para chegarem à parte boa, têm que provar também um pouco da parte menos boa. Infelizmente não vivemos naquele mundo cor-de-rosa dos livros que líamos em pequenos do “Era uma vez...e viveram felizes para sempre”. Tudo depende de nós.
O importante é nunca desistir de viver. É aprender com os erros, ultrapassar os obstáculos, evitar os trilhos sombrios e ignorar aquelas tabuletas que só nos dão informação errada, gozam connosco ou nos tentam atrair para maus caminhos. Quando se encontrarem numa “situação limite”, não desistam. Podem chorar, sim, porque chorar faz bem, mas nunca desistir. Terão o apoio de amigos, familiares ou alguém muito especial para vocês caso precisem muito, mas não se encostem a isso, ninguém fará o trabalho por vocês.
Desejo-vos a todos
UMA BOA VIAGEM

7 comentários:

Elisheba disse...

MAIS PARECE A VIGEM DE QUEM TEM MUITO MAIS DE 19 ANOS!

TENS A CERTEZA???



...Obrigada por te linkar??Ora essa, para uqe servem os amigos??


(57€ para cá!!!!)

Elisheba disse...

Ups: viagem.....


Da proxima vez que houver um encontro de bloggers terás de vir.E não quero negas!

Bruno Moutinho disse...

Lol, ok! E sim, tenho mesmo 19 aninhos, é preciso mostrar o BI nesse encontro de bloggers? ;P

Elisheba disse...

BASTA A PRESENÇA...A MENOS QUE TENHAS UM LIFTING!!HI!

Liliana Silva disse...

Tu! Tu continuas imparável! Fantástico!
É por teres sofrido tudo o que sofreste até hoje que és assim. É devido à dor que sabes e sentes tudo o que escreveste e o que és hoje. Foi mau? Foi! Foi duro? Muito! Valeu a pena? Esperemos que sim! :)

Escrever o que escreveste é fácil para ti, mas há dias em que se torna difícl acreditar, não é? Pronto, como dizes e muito bem, os amigos também estão lá. Podem dar-nos a esperança e relembrar-nos do quão maravilhosos nós somos :)

Oh.. és fantástico! :)

Beijo grande!

Bruno Moutinho disse...

É, por vezes torna-se difícil acreditar nestas palavras, mas vale sempre a pena o exforço ^_^

Anónimo disse...

best regards, nice info Brain injury council meridia legal