segunda-feira, agosto 14, 2006

METÁFORA DA VIDA

(exemplo 2)


A cada dia que passa sinto que tudo se pode transformar em algo diferente. Mesmo aqueles dias sombrios, dias em que olho o estranho espaço que se encontra para lá da janela e deparo-me com um mundo cinzento, onde pequenas lágrimas escorrem nos vidros que reflectem a minha dor. Ainda hoje tenho presente na memória esse cancro. Sim, não o esqueço e talvez nunca o esquecerei. Que ironia! Por vezes não nos lembramos do que temos de bom, apenas daquilo que nos tortura... Será mesmo isso assim tão importante ao ponto de não ser esquecido? Não, mas certamente deixou a sua marca, uma cicatriz que se ressente nos dias frios. Esses dias parecem não ter fim, mas tudo depende do sentido que lhes damos. Penso que não adianta sofrê-los mas sim aprender com eles.

Quando a noite assombra os pensamentos furtivos da alma, por hábito, trancamo-nos num quarto, numa casa, num mundo, trancamo-nos em nós mesmos, rodeados de um silêncio ensurdecedor, de sombras, saboreando o salgado gosto das lágrimas. Valerá a pena escondermo-nos do mundo? Será que tal nos vai acalmar a dor? Penso que só atiça mais as chamas que nos consomem o gosto pela vida.

Quanto mais eu me escondia, mais sofria, mais sentia na pele a ferida que lentamente gangrenava. Desconhecia uma cura, mas penso tê-la encontrado. Os ingredientes logo se fizeram aparecer, dançando e cantando, sorrindo numa mistura frenética. Uma noite fora de uma prisão psicológica, rodeado de outros sons para além do soluçar da alma, a música, longas conversas de amigos, a própria natureza e algo que me apura o próprio paladar. Sentir de novo o tempo a avançar, cada vez mais depressa, mais emotivo. Mas parece que não chega ao descanso. Sair mais, viver, escutar o mar, sentir o sol tocar-nos na pele e aquecer-nos a alma. Uma gaivota a voar sobre mim e a cantar um hino à liberdade. Toda a liberdade que ansiava, aquela que eu próprio havia encerrado em mim.

Reconquistar o que muitos odeiam ver, aquele sorriso estúpido na cara todas as manhãs. Sim, podemos achar estúpido, mas sabe tão bem sorrir com vontade. Rir mesmo, soltar umas gargalhadas até que nos doa a barriga. Voltar a sentir a fervura do sangue e corar quando alguém nos toca na pele e nos rouba um beijo, fazendo-nos sentir especiais. Aquele elogio discreto que nos tinge a face. Sentir de novo o pulsar do coração. Penso que assim poderei fechar os olhos e sonhar.

Todos os dias são dias diferentes e de cada um receberei algo diferente. Posso até receber uma tela de tons cinzentos, mas irei guardá-la na esperança de que, mais tarde, a possa pintar com as cores de novos sonhos, com as cores de um sorriso, de um olhar ou até com as cores do amor...

5 comentários:

Liliana Silva disse...

:)
Outro texto magnificamente conseguido. A dor faz-nos bem. Para além de aprendermos muito com ela, faz-nos melhorar aquilo que somos e aquilo que queremos e as nossas atitudes futuras :)

É preciso ter força, e isso não tenho nenhuma dúvida, tens muita :)

**

AFSC disse...

Escreves muito bem e com sentimento, a escolha das imagens, acho-a perfeita e meiga.
Ás vezes o sentirmo-nos assim, em baixo, faz com que consigamos escrever ainda melhor, com mais brilho e de forma de genuína.

Marlene Maravilha disse...

Sim, basta a cada dia o seu próprio mal. Devemos vive-lo bem e acima de qualquer circunstância, ultrapassar com sorriso.
Sim, sei que é difícil, mas nossa missão é tentar atravessar fronteiras pra vencer as lutas e deparar com a vitória.
bjo

Anónimo disse...

o k poxo dizer.....n sei ....estou aki a procura de palavras pra me exprexar ou melhor exprexar o k senti ao ler mas n consigo estou sem palavras......incrivel o k o sofrimento, desilusões, e magoas nos fazem é algo k marca pode ate paxar mas n deixa permanecer junto a nos....incrivel n?epah...nao poxo falar mt se n olha ai a minha reputaçao e sabes k ctg tenho de continuar a mazona akela k n percebe nada se começo aki a falar exa reputaçao vai a vida e axim saberas como eu sou na realidade hhiihihi bjao da preta

Anónimo disse...

That's a great story. Waiting for more. » »