terça-feira, agosto 17, 2004


Cada vez mais odeio esta sociedade onde vivo. Como podem existir pessoas tão más, tão insensíveis, tão incompreensivas, cínicas ou hipócritas. Tantos sentimentos horríveis que nutrem perante a sociedade. Como pode ser possível? Pessoas sempre dispostas a apontar o dedo umas às outras pelos motivos mais ridículos. Tudo é alvo de crítica: como as pessoas pensão, como agem, a cor da pele, a opção sexual, os gostos e até mesmo a forma como se vestem. Como pode ser possível? Todos nós somos diferentes uns dos outros. Todos nós temos os nossos segredos, coisas que não queremos partilhar com a sociedade, mas que a sociedade insiste em intrometer-se, de uma forma ou de outra. Vou transcrever-vos a dedicatória escrita por Emanuel Alves no seu livro “O Segredo de Elektra”, um livro que já li duas vezes e que adorei:
“A todos aqueles que nasceram diferentes;
A todos os que têm segredos;
Àqueles que são obrigados a escondê-los e àqueles que, não tendo vergonha daquilo que são, enfrentam as mais nefastas consequências inerentes à podridão social.
A todos aqueles que amam e que com isso não prejudicam ninguém.
Aos que criticam e julgam, porque também eles têm algo a esconder.
Aos que vivem por detrás de uma máscara... todos NÓS.”
O que este escritor dedicou no seu livro, e até mesmo o conteúdo principal do mesmo (tirando naturalmente a parte de ficção da história) é uma verdade dos nossos dias. Somos obrigados a enfrentar a sociedade, mesmo que não queiramos. Porque é que o ser humano tem sempre de complicar tudo e, mesmo sabendo da dor que pode causar a forma como critica os outros, insiste em fazer sofrer o próximo? Enfim, é o chamado “pão do nosso dia a dia”. Temos dias em que ignoramos os comentários dos outros, e mostramos que somos melhores que eles, mas por outro lado temos aqueles dias em que nos sentimos sem forças para lutar contra a agressão psicológica brutal vinda da sociedade e nos deixamos ir a baixo, ouvindo assim os risos vitoriosos daquelas sombras vivas.
Felizmente para todos nós, temos amigos que nos ajudam a superar tudo isto, que nos dão forças para enfrentar estes obstáculos sociais e que nos fazem rir de todos estes problemas, um dia mais tarde.
 Posted by Hello

1 comentário:

Anónimo disse...

Que mantenhas o espírito puro
Que continues a enfrentar a sociedade,
Continua por detás da tua máscara. É a tua personalidade e todos tens uma.

Emanuel Alves
Autor do "O segredo de Elektra"